A atividade realizada sobre a literatura
“Dorme menino dorme” nos proporcionou refletir sobre as práticas em sala de
aula.
A literatura foi apresentada aos alunos
das turmas do Infantil IV (Grupo 4) da UMEI Sarah Victalino Gueiros.
Inicialmente quando fomos apresentadas as sugestões de atividades tivemos certa
resistência para execução, visto que o tema estaria fora do nosso Projeto
Institucional que já estava em desenvolvimento. A surpresa foi que em uma
conversa informal entre as professoras, um aluno sugere – Poderíamos fazer uma
festa do pijama! – à partir disso nos ocorreu o texto de Larrosa onde o mesmo
cita que devemos vivenciar as nossas experiências e que poderíamos proporcionar
isso aos nossos alunos de uma forma em que tudo faria sentido para eles. Sendo
possível observar que quando se permite a criança participar do processo de
criação, possibilita a ela os direitos de manifestar suas vivências.
Iniciamos com a proposta de montar o
ambiente onde a história se passa, o quarto, solicitamos aos responsáveis que
enviasse as crianças para a escola vestidas da forma que elas dormissem, a
mesma preocupação tivemos como professoras de ir a caráter.
Nossa tarde então começou com alunos e
professoras de pijama, contamos a história utilizando o livro digital. Logo
após fizemos uma roda de conversa sobre os conteúdos da história, como era o
quarto do menino e como era o quarto dos alunos.
Propomos então que nossa sala de aula se
transformasse em um quarto e através da conversa relacionamos os objetos que
teríamos no quarto.
Após a montagem do quarto as crianças
puderam observá-lo, relatando tudo o que nele tinha, depois de uma forma lúdica
e prazerosa vivenciaram suas próprias experiências. Um dia após a “Festa do
Pijama”, fizemos a nossa roda de leitura e apresentamos as crianças o livro
físico da história, elas ficaram maravilhadas e ao folheá-lo pudemos
presenciar, ouvir e prestigiar a história contada pelos alunos. Conversamos
então sobre à aula do dia anterior e sugerimos que ilustrassem o quarto da
forma como ele ficou na lembrança delas.
Nessa primeira atividade abordamos
conteúdos relacionados a Geografia, Matemática, Linguagem oral e escrita,
Artes, dentre outras.
Para realizar a proposta da caça ao
tesouro, partimos do princípio que para permitir que a criança vivencie de fato
uma experiência positiva e significante é preciso assegurar que seus direitos
sejam de fato garantidos e respeitados. Para tanto de uma maneira bem lúdica
abordamos primeiramente o conteúdo do livro “Dorme, menino, dorme” e utilizamos
os recursos tecnológicos que nossa UMEI nos oferece. Sendo assim, contamos a
história por meio do recurso audiovisual, passando na TV da sala e ao final
conversamos sobre o livro e o que tem no quarto das crianças. Tendo feito esse
levantamento prévio escolhemos dois objetos citados pelas crianças para
realizar a atividade (travesseiro e urso de pelúcia) e explicamos as regras da
brincadeira. Escolhemos um menino e uma menina para realizar os comandos e
encontrar assim o “tesouro”. A cada comando dado a turma toda ajudava a contar
o número de passos, de saltos e por fim a descobrir qual era o objeto a ser
encontrado. Além de trabalhar diversos aspectos de localização, coordenação
motora, orientação espacial, matemática, dentre tantos outros conteúdos
abordados nessa atividade, permitimos também a troca e interação entre os pares
uma vez que todos se ajudavam e se unirem em prol ao um objetivo em comum. As
crianças demonstraram grande alegria em participar da caça ao tesouro e
percebemos que o ganho cognitivo foi de fato muito grande por permitimos a eles
esses momentos de experiências extremamente significativas.
Na proposta do teatro de sombras usamos
um tema que faz parte da vivência dos alunos neste ano: Projeto Alimentação Saudável. Com base nessa
temática, fizemos o uso de um poema das hortaliças, usando palitoches. De uma
forma bem divertida e dinâmica, onde as crianças participaram com entusiasmo.
As crianças adivinhavam o alimento que era descrito ao ser recitado o poema e
ao mesmo tempo era apresentada a sombras das frutas, verduras e legumes. Cada
acerto se tornava um momento de grande euforia. As crianças foram atraídas pelo
jogo das luzes e das sombras. A atividade nos proporcionou trabalhar formas,
movimentos e até mesmo sensações. Além da diversão, foi possível permitir as
crianças levantarem as hipóteses, assim ver as expressões em seus rostos quando
erravam ou acertavam.
Ao final da apresentação as crianças
queriam segurar os palitoches, assim o trabalho teve como intenção oferecer às
crianças experiências diversas por meio dos objetos concretos, proporcionando
observar, sentir e vivenciar.
De fato uma educação baseada no lúdico
que respeita o direito de ser criança e aprender brincando favorece a
experiências reais, em que os conteúdos trabalhados tocam as crianças e trazem
assim um aprendizado efetivo que marca a vida dos educandos.
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