sábado, 17 de junho de 2017

Literatura e as Práticas na Educação Infantil

A atividade realizada sobre a literatura “Dorme menino dorme” nos proporcionou refletir sobre as práticas em sala de aula.
A literatura foi apresentada aos alunos das turmas do Infantil IV (Grupo 4) da UMEI Sarah Victalino Gueiros. Inicialmente quando fomos apresentadas as sugestões de atividades tivemos certa resistência para execução, visto que o tema estaria fora do nosso Projeto Institucional que já estava em desenvolvimento. A surpresa foi que em uma conversa informal entre as professoras, um aluno sugere – Poderíamos fazer uma festa do pijama! – à partir disso nos ocorreu o texto de Larrosa onde o mesmo cita que devemos vivenciar as nossas experiências e que poderíamos proporcionar isso aos nossos alunos de uma forma em que tudo faria sentido para eles. Sendo possível observar que quando se permite a criança participar do processo de criação, possibilita a ela os direitos de manifestar suas vivências.
Iniciamos com a proposta de montar o ambiente onde a história se passa, o quarto, solicitamos aos responsáveis que enviasse as crianças para a escola vestidas da forma que elas dormissem, a mesma preocupação tivemos como professoras de ir a caráter.
Nossa tarde então começou com alunos e professoras de pijama, contamos a história utilizando o livro digital. Logo após fizemos uma roda de conversa sobre os conteúdos da história, como era o quarto do menino e como era o quarto dos alunos.
Propomos então que nossa sala de aula se transformasse em um quarto e através da conversa relacionamos os objetos que teríamos no quarto.
Após a montagem do quarto as crianças puderam observá-lo, relatando tudo o que nele tinha, depois de uma forma lúdica e prazerosa vivenciaram suas próprias experiências. Um dia após a “Festa do Pijama”, fizemos a nossa roda de leitura e apresentamos as crianças o livro físico da história, elas ficaram maravilhadas e ao folheá-lo pudemos presenciar, ouvir e prestigiar a história contada pelos alunos. Conversamos então sobre à aula do dia anterior e sugerimos que ilustrassem o quarto da forma como ele ficou na lembrança delas.
Nessa primeira atividade abordamos conteúdos relacionados a Geografia, Matemática, Linguagem oral e escrita, Artes, dentre outras.
Para realizar a proposta da caça ao tesouro, partimos do princípio que para permitir que a criança vivencie de fato uma experiência positiva e significante é preciso assegurar que seus direitos sejam de fato garantidos e respeitados. Para tanto de uma maneira bem lúdica abordamos primeiramente o conteúdo do livro “Dorme, menino, dorme” e utilizamos os recursos tecnológicos que nossa UMEI nos oferece. Sendo assim, contamos a história por meio do recurso audiovisual, passando na TV da sala e ao final conversamos sobre o livro e o que tem no quarto das crianças. Tendo feito esse levantamento prévio escolhemos dois objetos citados pelas crianças para realizar a atividade (travesseiro e urso de pelúcia) e explicamos as regras da brincadeira. Escolhemos um menino e uma menina para realizar os comandos e encontrar assim o “tesouro”. A cada comando dado a turma toda ajudava a contar o número de passos, de saltos e por fim a descobrir qual era o objeto a ser encontrado. Além de trabalhar diversos aspectos de localização, coordenação motora, orientação espacial, matemática, dentre tantos outros conteúdos abordados nessa atividade, permitimos também a troca e interação entre os pares uma vez que todos se ajudavam e se unirem em prol ao um objetivo em comum. As crianças demonstraram grande alegria em participar da caça ao tesouro e percebemos que o ganho cognitivo foi de fato muito grande por permitimos a eles esses momentos de experiências extremamente significativas.
Na proposta do teatro de sombras usamos um tema que faz parte da vivência dos alunos neste ano:  Projeto Alimentação Saudável. Com base nessa temática, fizemos o uso de um poema das hortaliças, usando palitoches. De uma forma bem divertida e dinâmica, onde as crianças participaram com entusiasmo. As crianças adivinhavam o alimento que era descrito ao ser recitado o poema e ao mesmo tempo era apresentada a sombras das frutas, verduras e legumes. Cada acerto se tornava um momento de grande euforia. As crianças foram atraídas pelo jogo das luzes e das sombras. A atividade nos proporcionou trabalhar formas, movimentos e até mesmo sensações. Além da diversão, foi possível permitir as crianças levantarem as hipóteses, assim ver as expressões em seus rostos quando erravam ou acertavam.
Ao final da apresentação as crianças queriam segurar os palitoches, assim o trabalho teve como intenção oferecer às crianças experiências diversas por meio dos objetos concretos, proporcionando observar, sentir e vivenciar.

De fato uma educação baseada no lúdico que respeita o direito de ser criança e aprender brincando favorece a experiências reais, em que os conteúdos trabalhados tocam as crianças e trazem assim um aprendizado efetivo que marca a vida dos educandos.

















 

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