quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Garrafas Sensoriais


Garrafas sensoriais são garrafas plásticas, em diferentes tamanhos e cores, preenchidas com objetos que despertem a curiosidade da criança, que despertem o desejo de observação, de cor, movimento, forma, em seu interior, quando misturados à agua, forem sacudidas e produzirem algum efeito.

Por que o termo sensorial? Relativo ao sensório, às sensações, aos sentidos. "O sistema sensorial é um conjunto de órgãos dotados de células especiais chamadas de receptores. Através dos receptores, o indivíduo capta estímulos e informações do ambiente que o cerca e do seu próprio corpo. Os estímulos são transmitidos na forma de impulsos elétricos até o sistema nervoso central. Por sua vez, o sistema nervoso central processa as informações, traduzindo-as em sensações e gerando respostas." (Uol Educação)

Não é apenas utilizar mecânico dos sentidos. Ou seja, "Ah, que bom, vamos desenvolver visão e tato, talvez audição". Não se trata disso, vai muito além! As mudanças observadas ao mexer a garrafa, o interesse despertado, a alegria de perceber movimento e acomodação nos objetos, de acordo com o estado de descanso ou "sacolejos" dados pela criança. É o despertar da criatividade, de um estágio de observação intenso de nuances, cores, formas, transformações.

Dicas para a confecção das Garrafas Sensoriais
  • Escolha o tamanho de acordo com a faixa etária;
  • É importante que as garrafas sejam transparentes;
  • Escolha garrafas com plástico mais grosso. As finas podem amassar com facilidade e até mesmo rasgar.
  • Não faça garrafas pesadas demais e não se esqueça de deixar espaço para que os elementos se movimentem.
  • Materiais que podem ser utilizados: Pontas de lápis coloridas, glitter, estrela, lantejoulas, água, sabão, tintas de todas as cores, pedaços de eva, pedrinhas, grãos. Observem alguns modelos abaixo.
  • Se for preenchida sem água, pode-se utilizar com diversos objetos que produzam diversos sons. (Auditivo)

Principais Estímulos
  • Visão, tato e audição. Usar diferentes materiais permite uma fantástica exploração sensorial.
  • Coordenação motora. Controlar os movimentos das garrafinhas cheias exercita a coordenação.
  • Concentração. Explorar as surpresas de cada garrafa estimula a atenção da criança.

Segurança
  • Não esqueça: cole a tampa e passe fita adesiva ao redor para evitar que se abram durante a brincadeira.
  • Lave a garrafa por fora, pois crianças pequenas costumam colocar na boca.
  • Caso a garrafa quebre ou abra, muita atenção para que a criança não coloque o conteúdo na boca.
  • Ao pendurar as garrafas cuide para que não empurrem com muita força, evitando acidentes.
  • Nunca deixe crianças brincando sem supervisão. É muito importante que tenha sempre um adulto acompanhando a atividade.

É interessante deixar que a criança introduza os objetos na garrafa, esta será uma atividade prazerosa e educativa, visto que ela estará tocando, sentindo formas e texturas dos objetos utilizados. Porém o glitter, lantejoula e sabão, tinta, devem ser colocados por um adulto. Se a criança for muito pequena, a garrafa deve ser entregue a ela já pronta, para manuseio, para brincadeira, observação, para despertamento da curiosidade e percepção de cores, movimentos.
Imagine que interessante para ela ter garrafas de todas as cores: azuis, amarelas, vermelhas e poder fazer associações: a Garrafa do sol, a Garrafa do céu, o Mar que seria a garrafa sensorial com peixinhos coloridos cortados em eva e água misturada com guache azul + glitter azul.










Não deixe de fazer essa experiência com seus alunos!

“É Brincando que se Aprende”
Rubens Alves

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