Garrafas
sensoriais são garrafas plásticas, em diferentes tamanhos e cores, preenchidas com
objetos que despertem a curiosidade da criança, que despertem o desejo de
observação, de cor, movimento, forma, em seu interior, quando misturados à
agua, forem sacudidas e produzirem algum efeito.
Por que o termo sensorial? Relativo
ao sensório, às sensações, aos sentidos. "O
sistema sensorial é um conjunto de órgãos dotados de células especiais chamadas
de receptores. Através dos
receptores, o indivíduo capta estímulos e informações do ambiente que o cerca e
do seu próprio corpo. Os estímulos são transmitidos na forma de impulsos
elétricos até o sistema nervoso central. Por sua vez, o sistema nervoso central
processa as informações, traduzindo-as em sensações e gerando respostas." (Uol
Educação)
Não é apenas utilizar mecânico dos sentidos. Ou
seja, "Ah, que bom, vamos desenvolver visão e tato, talvez audição". Não se trata disso, vai muito além! As mudanças observadas ao mexer a
garrafa, o interesse despertado, a alegria de perceber movimento e acomodação
nos objetos, de acordo com o estado de descanso ou "sacolejos" dados
pela criança. É o despertar da criatividade, de um estágio de observação intenso
de nuances, cores, formas, transformações.
Dicas para a confecção das Garrafas Sensoriais
- Escolha o tamanho de acordo com a faixa etária;
- É importante que as garrafas sejam transparentes;
- Escolha garrafas com plástico mais grosso. As finas podem amassar com facilidade e até mesmo rasgar.
- Não faça garrafas pesadas demais e não se esqueça de deixar espaço para que os elementos se movimentem.
- Materiais que podem ser utilizados: Pontas de lápis coloridas, glitter, estrela, lantejoulas, água, sabão, tintas de todas as cores, pedaços de eva, pedrinhas, grãos. Observem alguns modelos abaixo.
- Se for preenchida sem água, pode-se utilizar com diversos objetos que produzam diversos sons. (Auditivo)
Principais Estímulos
- Visão, tato e audição. Usar diferentes materiais permite uma fantástica exploração sensorial.
- Coordenação motora. Controlar os movimentos das garrafinhas cheias exercita a coordenação.
- Concentração. Explorar as surpresas de cada garrafa estimula a atenção da criança.
Segurança
- Não esqueça: cole a tampa e passe fita adesiva ao redor para evitar que se abram durante a brincadeira.
- Lave a garrafa por fora, pois crianças pequenas costumam colocar na boca.
- Caso a garrafa quebre ou abra, muita atenção para que a criança não coloque o conteúdo na boca.
- Ao pendurar as garrafas cuide para que não empurrem com muita força, evitando acidentes.
- Nunca deixe crianças brincando sem supervisão. É muito importante que tenha sempre um adulto acompanhando a atividade.
É interessante deixar que a criança introduza os objetos na garrafa, esta será
uma atividade prazerosa e educativa, visto que ela estará tocando, sentindo
formas e texturas dos objetos utilizados. Porém o glitter, lantejoula e sabão,
tinta, devem ser colocados por um adulto. Se a criança for muito pequena, a
garrafa deve ser entregue a ela já pronta, para manuseio, para brincadeira,
observação, para despertamento da curiosidade e percepção de cores, movimentos.
Imagine que interessante para ela
ter garrafas de todas as cores: azuis, amarelas, vermelhas e poder fazer
associações: a Garrafa do sol, a Garrafa do céu, o Mar que seria a garrafa
sensorial com peixinhos coloridos cortados em eva e água misturada com guache
azul + glitter azul.
Não deixe de fazer essa
experiência com seus alunos!
“É
Brincando que se Aprende”
Rubens Alves
Amei essas garrafas! Muito pertinentes! Vou fazer!
ResponderExcluirAmei! Precisa ser água morna ou pode ser direto da torneira?
ResponderExcluirExcelente ideia!!! Amei!!!!
ResponderExcluirExcelente ideia. Amei!!!!
ResponderExcluirMaravilhoso seu trabalho, nos ajuda muito.
ResponderExcluir