segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Fichas Visuais na Educação Infantil



O papel do professor não só na educação infantil é de mediador, onde ele deve proporcionar ao aluno a construção do seu conhecimento, como diz Mônicka Christi “O bom professor não é um transmissor de mão única, mas um mediador contagiante da sede de conhecimento do seu aluno.”.

Vocês já ouviram falar em “Ficha de leitura”, “Ficha visual”, “leitura de imagens” e etc?

Apesar de várias nomenclaturas esse é um recurso didático que pode ser utilizado em sala de aula nos momentos de roda, conversas informais, brincadeiras e outros. As fichas visuais ajudam no desenvolvimento da fala, no reconhecimento de cores, letras e formas, no estímulo do imaginário e muito mais.
Um ponto muito importante é que as crianças possam não só visualizar as fichas, mas também manusear, como diz nossa querida Maria Montessori, “A criança ama tocar os objetos para depois reconhecê-los”.  

As fichas visuais podem ser preparadas pelo professor assim como pode ser construída junto com os alunos. Devem ser coloridas, com boa resolução e conter o nome do objeto na ficha, como trabalhamos na educação infantil com letras maiúsculas/caixa alta, é importante que o texto ou palavras inseridas nas fichas sejam escritos dessa forma. Podem ser feitas de vários tamanhos A4, A5, A3 depende do objetivo a ser trabalhado.
Uma dica muito importante é que após a ficha feita é interessante encapar ela com contact transparente para uma maior durabilidade.
Alguns exemplos:



As fichas independentes do tema que ela tem, sejam eles, alimentos, animais, meios de transporte e etc..., como disse acima ela pode ser utilizada em vários contextos. Sendo assim, a ficha de um mamão pode ser usada para que a criança conheça a fruta, as letras que o nome possui, a cor do mamão, o que podemos fazer com o mamão, o mamão pode estar na cesta que chapeuzinho vermelho levou para vovó e muito mais. EXPLORE sua CRIATIVIDADE!


Você já utiliza as fichas visuais? Deixe um comentário!

6 comentários:

  1. Utilizo as fichas e acho que são indispensáveis, acredito que os alunos significam muito mais quando apresentamos as figuras, as letras no caso dos maiores e muitas vezes até reconhecem as figuras. Fay esse ano vou trabalhar com uma turminha de 2 anos, queria saber se devo me limitar em algum aspecto com as fichas para essa idade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ane, não precisa se limitar ao uso. O importante é você ir adequando as fichas de acordo com as características da sua turma. Para a maioria das crianças de 02 anos que passam por uma grande transformação comportamental e se encontram em uma fase de raciocínio concreto, seria interessante utilizar as fichas em brincadeiras que utilizem mais a coordenação motora ampla (pular, correr, dançar). Uma dica seria utilizar as fichas com personagens de cantigas, objetos que demonstram movimentos como corda, Lobo Mau, coelho(como ele faz?) e etc... Espero ter ajudado, grande beijo! Fay

      Excluir
    2. Claro que ajudou, ampliou bastante minha ideia para trabalhar com eles. Obrigada

      Excluir
    3. Claro que ajudou, ampliou bastante minha ideia para trabalhar com eles. Obrigada

      Excluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir